Dublagem

Crianças e adolescentes podem dublar?

16/12/2019

Muitos pais, tios, avós e outros responsáveis gostariam de ver seus pequenos dando voz a seus personagens favoritos, mas a maioria ainda vive com uma pergunta que não quer calar: Afinal, crianças e adolescentes podem dublar? E a resposta é um ressoante...


Sim! 


Crianças, assim como adultos, podem e devem trabalhar com dublagem. Normalmente, os pequenos dublam personagens também crianças, como no caso de Stranger Things, em que Isabelle Cunha, desde os 11 anos, dubla a Eleven, e Arthur Salerno, que dublou o Mike. Além desses personagens, crianças e adolescentes costumam dublar animações, desenhos e outros conteúdos voltados para o público infanto-juvenil.  


Porém, assim como todo trabalho, quem trabalha com dublagem precisa estudar e aprender algumas técnicas necessárias para entregar uma interpretação incrível! Para entrar no estúdio, é necessário saber como acertar o sincronismo, interpretar bem cada personagem de acordo com suas características específicas e cuidar da voz para não ficar rouco no meio da gravação. 


Agora, como e onde aprendemos tudo isso? Apesar do DRT não ser obrigatório no caso dos menores, é importante que o futuro dublador mirim tenha um conhecimento bom de teatro, para que consiga utilizar toda sua espontaneidade na hora de interpretar desde uma personagem calada como a própria Eleven, a alguém que não para de falar e tem uma voz marcante, como o Dustin. Maaas não só de curso de teatro vive o dublador! 


É necessário fazer um bom curso de dublagem, como temos aqui, na Centauro! Dessa forma, a criança aprende a direcionar tudo que aprendeu no teatro para a dublagem, prestando sempre atenção ao sincronismo das falas, aprendendo a lidar com o texto e vídeo ao mesmo tempo, e também com o diretor ou diretora que irá acompanhar o trabalho. 


O que também ajuda a criança ou adolescente a trabalhar na área é ser acompanhado por diretores experientes, que já fizeram personagens infantis ou trabalharam com conteúdo para o público infanto-juvenil. Isso garante que o diretor possa utilizar de todo seu conhecimento específico para ajudar o jovem a iniciar sua carreira e fazer uma dublagem excelente! 


Lene Bastos, por exemplo, a ministrante do nosso curso de férias Dublagem Para Kids e Teens, já dublou a Chris, Mana e Vivian Wong em Yu-Gi-Oh!, a Yuri em Sakura Warsa Betty Atômica no desenho de mesmo nome, e muitas, muitas outras personagens, e por isso ela tem esse vasto conhecimento para dirigir a dublagem voltada às crianças, e também para ensinar essa arte para os pequenos. Nas palavras dela, “sempre achei que ensinar uma criança é algo de muita responsabilidade, que exige paciência, tempo e acima de tudo um programa para potencializá-la e ajudá-la no seu crescimento pessoal”. 


Pois é, aprender a dublar e trabalhar na área, especialmente nessa idade, é uma oportunidade não só de iniciar uma carreira nova como aprender lições valiosas para a vida! Se quiserem saber mais sobre dublagem para kids e teens, acessem a página do nosso curso ou mandem sua dúvida no fale conosco!


Até a próxima!