Dublagem

Lázaro Ramos e Lícinio Januário na Centauro!

20/12/2019

No final de 2019, os atores Lázaro Ramos e Lícinio Januário, do filme que será lançado agora, em 2020, Medida Provisória, compareceram aos estúdios da Centauro Comunicaciones para gravar falas do filme, e nós tivemos o privilégio de fazer parte do processo de pós-produção de mais uma obra brasileira!


Agora, você deve estar olhando pra tela e se perguntando porque atores brasileiros estavam num estúdio de dublagem gravando falas. Afinal, não estamos falando todos o mesmo idioma? Sim! Porém, existe um processo de pós-produção chamado ADR, do inglês, Automated Dialogue Replacement, muito utilizado nos filmes que têm cenas externas, e que foi usado no Medida Provisória.


ADR nada mais é do que regravar aquelas falas em cenas externas com muito ruído, ou mesmo em algum momento que o áudio falhou, ou uma fala foi acrescentada no final das gravações. O objetivo é garantir um áudio de qualidade em toda a obra, para que não tenha diferença entre o som de uma cena ou uma fala da outra, e, é claro, para que o telespectador tenha a melhor experiência ao assistir o filme, seja no cinema ou em casa.


As falas ADR são utilizadas em filmes, séries, novelas, enfim, em quaisquer obras audiovisuais em que são necessárias, sempre gravadas em estúdios de ponta, como os que temos na Centauro Comunicaciones. Por hoje, é só! Mas se quiser saber mais sobre o mundo da dublagem e do cinema, continue acompanhando nossas matérias aqui, no blog da Centauro!